A ex-ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, visitou a Prefeitura de Contagem nessa terça-feira (23/1). Ela, que também é ex-senadora de Santa Catarina, foi recebida pela prefeita Marília Campos em seu gabinete e, entre diversos assuntos, conversaram sobre a importância da participação popular, um dos pilares da atual gestão.
“É uma companheira de luta e é sempre muito bom poder conversar e trocar experiências que agregam. Nosso encontro de hoje possui uma missão especial dada a ela: conhecer de perto as gestões que são referências nacionais de boas políticas públicas. As políticas municipais de participação popular, combate à fome, educação e saúde foram destacadas durante o encontro”, comentou a prefeita.
Durante a visita, a ex-ministra reforçou a importância da articulação da gestão municipal “em lutas metropolitanas, como no caso da liberação de valores carimbados da saúde, da nossa articulação pela mobilidade e transporte intermunicipal e, mais recentemente, nosso debate acerca da perda de R$ 77 milhões em ICMS da Educação”, completou Marília.
Mais cedo, durante visita à Secretaria de Governo e Participação Popular (Segov), Ideli conheceu de perto a plataforma Decide Contagem, criada e utilizada pelo atual governo como canal de participação cidadã.
Em sua rede social, Ideli elogiou como a cidade está sendo conduzida e elogiou a plataforma. “O Decide Contagem é uma plataforma virtual de participação coletiva nas decisões do município. (...) As pessoas devem seguir atuantes nas decisões e no dia a dia da cidade”, publicou.
Ex-ministra tem visitado algumas cidades pelo país
Além de Contagem, Ideli visitou o interior do Rio de Janeiro, Juiz de Fora e, em breve, seguirá para o Estado de São Paulo, cidades cujo governo é de seu partido. “Este ano estamos com uma determinação interna para a divulgação intensa das boas práticas, das políticas públicas que estão dando certo. Nós temos muitas experiências bem-sucedidas. É claro que, cada momento, cada época, tem as suas peculiaridades. Mas temos uma experiência muito bem-sucedida que precisa estar sendo colocada à disposição de todos”, disse ela.
Ela ainda elogiou as práticas realizadas em Contagem, afirmando ter ficado impressionada com as várias ações que teve a oportunidade de conhecer, entre elas, a presença maciça da população nas decisões municipais, o que classificou como excelente. Por fim, Ideli parabenizou a gestão, dizendo “ser um exemplo a ser seguido”.
Trajetória política de Ideli
Em uma eleição disputada em 2002, Ideli tornou-se a primeira mulher a ser eleita senadora por Santa Catarina, onde já havia sido deputada estadual. Líder de governo, também serviu o governo federal nas pastas Pesca e Agricultura, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos.